terça-feira, 6 de março de 2012

Comissão Europeia promove eTurismo

A Comissão Europeia está a lançar em 2012 um programa para estimular o negócio turístico na Europa com suporte nas Tecnologias de Informação e comunicação. A ICT & Tourism Business Initiative é constituída por três pilares de atuação: a criação de um grupo  
Uma componente de política, através da constituição de um grupo de trabalho de especialistas representantes dos principais stakeholders do turismo e das tecnologias que avaliará a situação e as necessidades do mercado e fará recomendação de política;
Uma outra componente, tecnológica, implementará pilotos de integração dos vários agentes do negócio eletrónico, implementando standards de interoperabilidade entre vários tipos de negócio turístico. Os pilotos deverão ser implementados já em 2012, estando esta vertente do programa a cargo do consórcio P.ICT.urism (Platform on ICT for Tourism), do qual fazem parte a HOTREC, a ECTAA e o ITH (Espanha), entre outros.
Finalmente, numa terceira vertente, será disponibilizado um Portal de apoio à adoção das TIC pela PME, incluindo informação sobre a evolução dos mercados eletrónicos, ferramentas e aplicações para PME, legislação, etc.
O Turismo de Portugal IP está a acompanhar de perto a evolução desta iniciativa e dará conta da sua evolução

1 comentário:

  1. Cecília Meireles (secretária de Estado para o turismo) afirmou e muito bem na sua entrevista à Marketeer: "mas cada vez mais os turistas são activos, contactam directamente, procuram muito mais experiências do que destinos, são perfeitamente capazes de, através de meios online, por exemplo, construírem os seus próprios pacotes, querem ofertas mais diversificadas, mais direccionadas e, sobretudo, muito mais segmentadas."

    O problema é que Portugal ainda não tem uma resposta digital a estes turistas mais activos!

    A UE parece dar um incentivo a essa criação, mas mais importante de tudo: para se ser eficaz além do incentivo e de quem o faça bem é necessário a convergência das PME que estão a operar no turismo!

    Que planos existem neste sentido?

    ResponderEliminar