quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agenda TICs 0.2 – Oportunidades para o Turismo




Durante o 2ª semestre de 2011 discutimos com mais de 30 empresas e centros de investigação a sua visão para o desenvolvimento das tecnologias de informação e Turismo. Agenda TICs 0.2 foi o texto base que sistematizou as grandes ideias que procuramos debater:
  1. Aumentar a eficiência da cadeia de produção (destinos e empresas) reduzindo os custos e maximizando a visibilidade no mercado e a capacidade de relacionamento com o cliente.
  2. Melhorar a capacidade de resposta de decisores produzindo novo conhecimento sobre a performance e o contexto (comportamento e tendências de consumidores e concorrentes, impacto do e no ambiente envolvente). 
  3. Enriquecer a experiência do cliente (optimizando a sua estadia, facilitando a localização dos recursos relevantes para o seus interesses e mediando de forma criativa a sua relação com esses recursos).
Em 29 de Novembro, o debate alargou-se com a realização do Workshop TIC na Alfândega do Porto

Estendemos agora esse debate a este espaço virtual e aguardamos comentários, contributos e opiniões.

5 comentários:

  1. Bom dia,

    Dado que são solicitados exemplos de aplicação das TIC ao turismo, aqui fica o exemplo de um projecto que estamos a finalizar: www.qreti.com

    Cumprimentos,
    Paulo Belo (Proinov)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela referência. É de facto um bom exemplo de como as tecnologias estão a mudar a atividade turísticas. Fica desde já o convite para apresentarem o projeto num dos próximos eventos da Rede I&DTT (calendário a anunciar em breve)

      Eliminar
    2. Obrigado pelo convite que fica já aceite com muito gosto! Ficamos então a aguardar o calendário para acertarmos detalhes. Cumprimentos,

      Paulo Belo

      Eliminar
  2. Aproveito também este espaço para divulgar este projeto a pensar no turismo nacional e internacional (daí estar traduzida para mais 3 idiomas) que utiliza a internet como uma plataforma para organizar as suas férias. É uma plataforma de venda de atividades de turismo e lazer, onde o cliente poderá reservar as suas atividades de férias na comodidade do seu lar.

    www.portugal4fun.com

    Cumprimentos,

    Jorge Alves

    ResponderEliminar
  3. No mundo dos Blogs, há duas vertentes que devemos analisar - o aspecto do Blog e a mensagem que ele pretende transmitir. Quanto à mensagem, tudo bem; mas creio que podem visitar outros Blogs e ver coisas bem interessantes online.

    manuellopes

    ResponderEliminar